Cruzeiro volta ao topo do Brasileirão após mais de uma década
A vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense, nesta quinta-feira (17), pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, marcou o retorno do Cruzeiro à liderança da Série A — algo que não acontecia desde 2014. Com o resultado, a Raposa assumiu a primeira colocação e encerrou um jejum de mais de dez anos longe do topo da tabela.
A última vez em que o Cruzeiro terminou uma rodada como líder do Brasileirão foi em 7 de dezembro de 2014, na última rodada daquela edição, quando sagrou-se campeão com 80 pontos. Desde então, a equipe celeste não havia mais ocupado o primeiro lugar da tabela.
Foram 393 rodadas consecutivas sem liderança na Série A. A ocasião em que o time esteve mais próximo disso foi em 2017, na terceira rodada, quando terminou na vice-liderança com sete pontos — atrás apenas da Chapecoense.
Entre 2020 e 2022, o Cruzeiro sequer participou da elite do futebol nacional, disputando a Série B durante esses três anos, o que também o manteve distante da briga pelo topo da Série A.
Liderança provisória
Apesar da festa, a liderança cruzeirense é momentânea. O Flamengo, que tem um jogo a menos devido à participação no Mundial de Clubes da Fifa, pode retomar a ponta da tabela se vencer a partida pendente. Atualmente, a diferença entre os dois é de apenas três pontos.
Para se manter no topo mesmo com um jogo a mais, o Cruzeiro precisaria abrir ao menos quatro pontos de vantagem sobre o Rubro-Negro. No próximo domingo (20), os dois clubes voltam a campo: a Raposa enfrenta o Juventude no Mineirão, enquanto o Flamengo encara o Fluminense, no clássico carioca, no Maracanã.