Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Despedida de uma estrela: Preta Gil morre aos 50 anos
Desde janeiro de 2023, Preta Gil travava uma batalha corajosa contra um câncer de intestino.
Por Administrador
Publicado em 20/07/2025 20:48
Brasil
Preta Gil. Reprodução / Instagram

A cantora Preta Gil faleceu neste domingo, 20 de julho, aos 50 anos, em Nova York, nos Estados Unidos. Ela enfrentava um câncer de intestino desde janeiro de 2023. A informação foi confirmada pela equipe da artista ao portal Terra.

Em maio deste ano, Preta seguiu para os Estados Unidos em busca de um novo tratamento, após esgotar as possibilidades disponíveis no Brasil. Apesar das recorrentes internações, manteve-se esperançosa. “Vou voltar curada, se Deus quiser”, disse antes de embarcar.

Filha do cantor Gilberto Gil com a empresária Sandra Gadelha, Preta Gil deixa o filho Francisco Gil, de 30 anos, fruto de seu relacionamento com o ator Otávio Muller. Francisco segue os passos musicais da família como integrante do grupo Gilsons.

De acordo com o colunista Léo Dias, Preta passou mal enquanto se dirigia ao aeroporto para retornar ao Brasil. Uma ambulância foi acionada, mas ela não resistiu e faleceu a caminho do hospital.

A luta contra o câncer

Preta Gil foi diagnosticada com câncer de intestino em janeiro de 2023, após passar mal em casa. Em entrevista ao programa de Ana Maria Braga, contou que procurou atendimento médico após notar sangramento nas pernas. O tumor foi identificado logo na primeira tomografia, e a quimioterapia teve início ainda naquele mês.

Durante o tratamento, precisou usar uma bolsa de colostomia temporária, que foi retirada quando o câncer entrou em remissão. No entanto, em agosto do mesmo ano, exames apontaram metástase no peritônio, além de comprometimento em linfonodos e no ureter.

Em dezembro, foi submetida a uma cirurgia complexa de mais de 30 horas e passou a virada do ano internada. Após 55 dias no hospital, falou abertamente sobre o procedimento ao Fantástico, revelando a amputação do reto.

Grande parte de 2024 e 2025 foi marcada por internações. A última alta hospitalar ocorreu em fevereiro deste ano, quando Preta pediu autorização médica para acompanhar o Carnaval de Salvador da janela do tradicional camarote da família, o 2222.

Em março, enfrentou uma infecção urinária em Salvador, e em abril voltou a ser internada no Rio de Janeiro para dar continuidade ao tratamento. Já fora do hospital, emocionou o público ao cantar ao lado do pai, Gilberto Gil, em um dos shows da turnê de despedida do artista.

Trajetória e legado

Nascida em uma das famílias mais icônicas da música brasileira, Preta Gil era filha de Gilberto Gil, sobrinha de Caetano Veloso e afilhada de Gal Costa. Ainda assim, só se assumiu cantora aos 29 anos, após vencer inseguranças e críticas.

Antes da carreira musical, atuou como publicitária e empresária. Foi uma das fundadoras da agência Mynd, referência no marketing de influência no país.

 

Ao longo de sua carreira, lançou sucessos como Sinais de Fogo e Vá se Benzer, e se destacou por seu carisma, autenticidade e defesa da diversidade e do amor-próprio. Com sua voz e presença marcantes, Preta Gil deixa uma lacuna na música e um legado de coragem, arte e resistência.

 

 

Fonte: Redação Rádio N1

Comentários

Chat Online